Comunidade Santa Rita de Cássia

Av. Santa Cruz, s/n - Jd. Botafogo
Porto Ferreira-SP
Celebração da Palavra:
todo Sábado, às 16h
Missa: uma vez por mês, às 16h

Foi neste bairro que os primeiros habitantes desta cidade construíram a capela do então povoado. Era lá que os pouco moradores, viajantes e tropeiros que por aqui passavam, faziam suas orações.

A pequena Capela de Santa Cruz, como era e é chamada, foi construída em terras doadas conforme escritura de 1895, sua inauguração deu-se em julho de 1902.

Com o tempo não foi mais possível utilizar a velha capela e os moradores do bairro se reuniam esporadicamente nas casas e depois em uma olaria para rezar o terço.
Com a posse do Padre Ocimar F. Francatto, em abril de 1984, como pároco da cidade, iniciou-se uma nova organização paroquial, criando as comunidades.

E foi neste bairro que iniciou-se o trabalho com as Comunidades e como a velha capela não tinha mais condições de abrigar os fiéis; as reuniões, missas e celebrações eram feitas em um galpão cedido por um morador do bairro, onde decidiu-se construir uma nova capela. Em 1987 foi aprovada a planta  em 19 de setembro de 1992, com presença e benção de Dom Ercílio Turco, foi inaugurada a nova Capela que a Comunidade dedicou a Santa Rita de Cássia.

Em 2006, a Capela foi reformada recebendo nova pintura, inclusive com a confecção de um painel com a imagem de Cristo Pantocrator, conforme vemos na foto acima. A Comunidade Santa Rita de Cássia, em todos os anos, recebe a visita de muitos fiéis, no dia 22 de maio, dia da padroeira.

Com a chegada do pároco Padre Luis Fabiano Canatta em 2011, edevido à numerosa participação dos fieis devotos de Santa Rita de Cássia, iniciou a tradição da Carreata e da Procissão com a imagem da padroeira da Comunidade.

Fonte: Comunidade Santa Rita de Cássia e Arlindo Vicente Jr.
última atualização das informações: 28/07/2012