Notícia :: Roteiros Litúrgicos e Cantos para os meses de Agosto e Setembro - DIOCESE DE LIMEIRA

Os Roteiros Litúrgicos disponíveis para consulta e download vão do 18º ao 26º Domingo do Tempo Comum do Ano B, elaborado pela equipe Diocesana de Liturgia, abrangendo os meses de agosto e setembro.

O mês de agosto é dedicado à reflexão sobre as vocações em geral. Normalmente a própria liturgia da Palavra de cada dia, em especial a dos domingos, dá o tema principal da reflexão e meditação trazida para alimento do povo de Deus. É costume, neste mês, comemorarmos as diversas vocações a cada semana:

• 18º Domingo (05/08/2012): é o dia das vocações sacerdotais. Atualmente também se comemora o dia das vocações diaconais, ou melhor dizendo: dia das vocações aos ministérios ordenados. Essa comemoração se deve ao fato de no dia 4 de agosto celebrarmos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres; e, no dia 10 de agosto, o dia de São Lourenço, patrono dos diáconos.
  • 19º Domingo (12/08/2012): por imitação do segundo domingo de maio - no qual é comemorado o Dia das Mães - temos o Dia dos Pais. Sabemos que no Brasil esse dia é comemorado porque antigamente no dia 16 de agosto celebrava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e, por isso, adotou-se esse dia e depois o domingo para essa comemoração. Devido a esse fato, nesta data é comemorada a vocação matrimonial.
  • 20º Domingo (19/08/2012): recorda-se a vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e também nas novas comunidades. Essa recordação é feita porque no dia 15 de agosto celebramos o Dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que aqui no Brasil é transferida para o domingo seguinte.
  • 21º Domingo (26/08/2012): é nesta data que se comemora o Dia do Catequista, daí a comemoração do dia da vocação do cristão leigo na Igreja, tanto na sua presença na Igreja como também em seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida. O dia do cristão leigo voltará a ser comemorado no último domingo do ano litúrgico, domingo de Cristo Rei.

Já o mes de Setembro e dedicado a Bíblia, por causa do aniversariante São Jerônimo, dia 30 de setembro, autor no Século IV da tradução latina da Bíblia, e grande estudioso e apaixonado pela Sagrada escritura. É também o mês anunciador da Primavera, cheia de vida e de flores, que chega trazendo para a Igreja as celebraçãos do mês da Bíblia, ela que é toda um jardim florido com as flores de Deus:

22º Domingo (02/09); 23º Domingo (09/09), 24º Domingo (16/09), 25º Domingo (23/0)  e 26º Domingo (30/09) - Dia da Bíblia.  Fonte Wiki Canção Nova

Para ter acessar os cantos litúrgicos para os Meses de Agosto e Setembro escolhidos pela Equipe de Liturgia da Diocese de Limeira, clique aqui